segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estudantes Grevistas ocupam a Reitoria da Furg

A Assembléia dos Estudantes realizada hoje no CC da FURG, com cerca de mil estudantes, decidiu apoiar a Greve dos Professores deflagrada no dia 17 de maio e decidiu pela GREVE DOS ESTUDANTES da FURG! Os ativistas do coletivo distribuíram a Convocação de Greve Ativa e Unifficada e, em suas falas, manifestaram-se a favor de uma ocupação do espaço da Universidade para que a greve se desse de forma Ativa. Ao final, os participantes da Assembléia, de forma espontânea, marcharam em direção à Reitoria gritando "Resistir, Ocupar!", "Vem, vem pra luta vem, na Reitoria", "A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria" e "A nossa luta é uma só, hoje são eles amanhã seremos nós". A ocupação foi pacífica e apoiada pelos servidores e pró-reitores que se encontravam no local, visto que a pauta de reivindicação da Greve é geral.

Após a tentativa de surgirem lideranças, e até mesmo de políticos aparecerem no local, o Coletivo disponibilizou um rolo de papel para que os estudantes pudessem manifestar de forma livre suas reivindicações locais para somar à pauta de greve, sem qualquer liderança. O rolo de papel foi estendido no chão e todos escreveram suas reivindicações. O cartaz está na Reitoria disponível para todos que quiserem acrescentar pautas. Além disso, criou-se um blog do movimento grevista: www.greveestudantilfurg.wordpress.com e uma página no facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003888904134, para divulgação e construção aberta da pauta de reivindicação.

"Tomada" da Reitoria



Cartaz de Reivindicações 


Reitoria da Furg


A Agenda da Greve Estudantil Ativa da Furg amanhã é a seguinte:

- Durante todo o dia um grupo permanecerá na Reitoria, que transformou-se no centro da Greve;
- Às 8h haverá panfletagem para todos que chegarem na furg informando da greve, e da necessidade de construção da pauta de reivindicação dos Estudantes;
- Às 8h uma comissão porta-voz das decisões do grupo exporá ao Reitor o motivo da Ocupação, e reivindicará a reunião do CONSUN para reconhecimento e homologação da greve estudantil, abono de faltas dos estudantes grevistas e mudança no calendário para que nenhum estudante seja prejudicado pela greve;
- Ainda na primeira hora os estudantes serão recebidos na Reitoria, para início das discussões e criação da pauta de reivindicações;
- Será convocada uma nova Assembléia Geral dos Estudantes para a aprovação das pautas estudantis levantadas ao longo destes dias.

Às 12:30 também acontecerá reunião dos Centros Acadêmicos de
- Biologia (Cabio)
- Oceano (Calo)
 para criar as reivindicações de suas Unidades.

Durante todo o dia iremos até as salas-de-aula explicando a greve e pedindo para que os estudantes construam a nossa pauta de reivindicações.

Além disso, outras ações de reivindicações serão realizadas! Os estudantes da FURG não podem deixar de ir ao campus. A greve foi deflagrada pelos professores e isto é fato, resta à nós alargar a pauta para além do ajuste salarial e plano de carreira, e conseguir melhorias para todos nós!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário